TechNow
Hoje aproveitamos os conhecimentos do Lucas, um de nossos sócios, que no início de 2019 fez um artigo para conclusão da Pós-Graduação em Desenvolvimento de Liderança. Na época mesmo sem saber do que viria pela frente, Lucas fez estudos sobre Home Office e novas tendências do mercado de trabalho e suas dificuldades em relação da CLT.
Este tipo de trabalho (Home Office) já é amplamente utilizado em países desenvolvidos, porém aqui no Brasil enfrentava, e ainda enfrenta, muita resistência. Isso porque temos no Brasil uma cultura que não confia neste tipo de ambiente para trabalhar e também devido a todas as exigências legais que o empregador precisa atender para que seu colaborador possa trabalhar de casa. Lucas na oportunidade fez levantamento que mostrou que grande parte das pessoas gostariam de trabalhar de casa ou até desfrutar de algumas particularidades das novas formas de trabalho, porém o que mais pesa é ainda a CLT, empregadores tem receio de aplicar estes modelos e sofrerem causas trabalhistas.
Como houve uma atualização da CLT, e também vivemos tempos de crise, atualmente é mais fácil aplicar este modelo de trabalho, porém empregadores ainda precisam garantir que o colaborador tenha tudo a sua disposição em casa, e em alguns casos, inclusive fornecer ferramentas, subsidiar custos e outros detalhes para que não sofram penalizações. Talvez, após enfrentar uma crise como a atual (Covid-19) novos modelos como Home Office e terceirização sejam mais populares e aceitos no cenário brasileiro, o que pode auxiliar muito no desenvolvimento do país.
Indo na mesma direção que grande parte das empresas, a Technow está trabalhando no modelo Home Office, desde o início da medida provisória do Rio Grande do Sul que indicou necessidade de isolamento social, assim garantimos que nossa equipe continue trabalhando sem causar impacto no aumento de casos e garantindo a saúde de toda equipe, sem perder a qualidade de nossos serviços e atendimento.